Looplex Knowledge Base

Begin e End signature list

O tube beginSignatureList tem como função iniciar uma seção de assinaturas, respeitando os parâmetros descritos. Deve ser utilizado conjuntamente com o tube endSignatureList, para que a seção seja iniciada e finalizada corretamente.

Formato:

beginSignatureList("sectionName", "numCols", "align")
endSignatureList()

Parâmetros:

  • sectionName: Trata-se de um parâmetro opcional que define o nome da seção de assinaturas que aparecerá no documento O usuário poderá optar por nomeá-la ou não, caso em que não se utiliza o parâmetro.

  • numCols: Define o número de colunas nas quais serão incluídas as assinaturas, cabendo ao usuário a indicação do número desejado, como por exemplo: 1, 2 ou 3.

  • align: Trata-se de um parâmetro opcional que define o alinhamento das assinaturas. Neste caso, se não houver indicação o tube aplicará por default “center” (centralizado), contudo, o usuário poderá indicar outros parâmetros, quais sejam “right” (à direita) ou “left” (à esquerda).

Obs.: Para que o tube beginSignatureList retorne ao usuário um campo de assinatura em formato de linhas lado a lado, é necessário utilizá-lo em conjunto com o tube sign. Desta forma, o retorno do tube será uma seção de assinaturas, feita pelo tube beginSignatureList, com um campo de assinaturas feito pelo tube sign, conforme será demonstrado no item Exemplos. Caso o usuário utilize apenas os tubes beginSignatureList e endSignatureList sem o auxílio do tube size, o retorno acaba desconfigurado.

Retorno:

O retorno do tube beginSignatureList é iniciar uma seção de assinaturas seguindo os parâmetros descritos pelo usuário, enquanto o tube endSignatureList a encerra.

Exemplos:

1. beginSignatureList e endSignatureList com sign. O primeiro passo para operar os tubes em conjunto, é indicar os parâmetros do tube beginSignatureList. O caso abaixo ilustra uma seção de assinaturas cujo parâmetro “sectionName”, foi denominado “Testemunhas”. Em seguida, houve a indicação do parâmetro “numCols”, o qual corresponde ao número de colunas onde serão dispostas as assinaturas, representado no exemplo pelo número “2” e em seguida o parâmetro align, representado no exemplo pelo “center”, o qual indica que o alinhamento da seção de assinaturas será centralizado. O segundo passo é a aplicação do tube sign, note que no print foi determinado o texto que retornará ao usuário, “NOME:\bCPF:”, o “\b” tem como função realizar a quebra de linha. O terceiro e último passo é o encerramento da seção de assinaturas realizado pelo tube endSignatureList, respeitando o modelo descrito no item Formato, qual seja, endSignatureList():

beginSignatureList("Testemunhas", 2, "left"), print sign("NOME:\bCPF:") & sign("NOME:\bCPF:"),
endSignatureList()

Retorno:

Testemunhas
__________________________ __________________________
NOME: NOME:
CPF: CPF:

2. beginSignatureList e endSignatureList com variável. Seguindo as mesmas instruções do exemplo anterior, é possível a utilização de variáveis com o tube beginSignatureList, sempre lembrando de utilizá-lo em conjunto com os tubes sign e endSignatureList. No exemplo abaixo, o usuário poderá atribuir o nome que desejar à variável durante o preenchimento da entrevista, como o tube possui default “center”, não é necessária indicação do parâmetro align para centralizar a seção, note que foi utilizado o tube bold para que os nomes das partes sejam printados em negrito:

beginSignatureList("Assinatura das partes", 2),
print sign(bold(<contratante>)) & sign(bold(<contratada>)),
endSignatureList()

Retorno:

Assinatura das partes
______________________ ______________________
Contratante Contratada
Edit this page on GitHub