Looplex Knowledge Base

Print If

O tube printIf avalia uma expressão condicional e de acordo com sua avaliação retornará um texto para a consequência verdadeira e/ou um texto para a consequência falsa.

Formato:

print printIf(condition, consequenceTRUE, consequenceFALSE)

Parâmetros:

  • condition: Expressão condicional.
  • consequenceTRUE: Texto que será impresso caso a condição seja satisfeita.
  • consequenceFALSE: Texto que será impresso caso a condição não seja satisfeita(opcional).

O tube printIf conta com três parâmetros, por meio dos quais é possível fazer a impressão de textos a partir de determinada condição. As condições a serem avaliadas terão sempre consequências verdadeiras e/ou falsas. Se consequência for avaliada como verdadeira, será impresso o texto dentro do segundo parâmetro (consequenceTRUE). Se a consequência for avaliada como falsa, será impresso o texto contido no terceiro parâmetro (consequenceFALSE).

Retorno:

O retorno do tube é uma String contendo o texto que resulta da avaliação da expressão condicional (consequência verdadeira e/ou falsa).

Exemplos:

Primeiro observaremos o comportamento do tube utilizando exemplos numéricos.

1. A condição a ser avaliada poderá conter um valor numérico. No exemplo abaixo temos a condição 10 < 5 (leia-se: se 10 é menor que 5):

print printIf(10 < 5, "Essa condição tem uma consequência verdadeira", "Essa condição tem uma consequência falsa")

Essa condição nunca terá uma consequência verdadeira, pois 10 NÃO é maior que 5, então o texto que será impresso é o do consequenceFALSE, isto é: "Essa condição tem uma consequência falsa"

2. Nesse caso, a condição criada é "10 > 5". Essa condição tem uma consequência verdadeira, pois 10 é maior que 5, então o texto que será impresso é o do consequenceTRUE: "Essa condição tem uma consequência verdadeira", conforme abaixo:

print printIf(10 > 5, "Essa condição tem uma consequência verdadeira", "Essa condição tem uma consequência falsa")

3. A condição criada é "se a variável <inteiro> for maior que 5, então será impresso 'X'".

printIf(<inteiro> > 5, "X")

Enquanto a variável <inteiro> não for respondida, a condição não é avaliada. Em outras palavras, é necessário o preenchimento dessa variável pelo usuário para que se proceda a avaliação da condição, que poderá ter uma consequência verdadeira e/ou falsa. Caso a resposta do usuário seja um número maior que 5, o texto "X" será impresso. Por outro lado, se o número inserido for menor que 5, nada acontecerá, pois não temos um texto previsto para uma consequência falsa (consequenceFALSE).

4. PrintIf simulando o tube grammar (aplicações pontuais de apenas gênero ou apenas número)
O tube printIf pode ser utilizado para flexões de gênero e número, por exemplo, para flexionar substantivos de acordo com o gênero da pessoa a que se faz referência.

printIf(<generoDoAdv> == "Feminino", "Advogada", "Advogado")

5. PrintIf no meio do texto (dois cenários diversos)
No mundo jurídico temos muitas variações de texto de acordo com o cenário em questão, um exemplo muito comum é o endereçamento das ações. Vejamos o exemplo abaixo em que se tem como condição o procedimento ser ou não da "Justiça Comum":

print "EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA " & printIf(<dadosDoProcesso.procedimentoComumOuJEC> == "Justiça Comum", "CÍVEL DO FORO", DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO") & " DE SÃO PAULOSP"

6. PrintIf em atribuição
No direito usamos palavras técnicas essências em nossos documentos jurídicos, por exemplo, na área societária usamos a expressão "ação" quando trata-se de uma Sociedade Anônima, e "quota" quando é uma Sociedade Limitada. No exemplo a seguir, vamos utilizar a atribuição para nos ajudar a usar corretamente essas expressões, uma vez que, a variável <printAcao> armazenará o resultado da condição do printIf:

<printAcao> = printIf(<tipoSociedade> == "S.A.", "ação", "quota")

Sendo assim, se a resposta da variável <tipoSociedade> for Sociedade Anônima então a variável <prinAcao> terá o valor "ação", por seguinte, se imprimirmos a variável <printAcao> teremos o texto "ação". Caso contrário, a variável <printAcao> terá o valor de "quota" e teremos o texto "quota"

7. PrintIf com duas condições
No exemplo a seguir, vamos utilizar os tube isNotEmpty e endsWith para avaliar se o usuário terminou o texto com ponto final ou não. Caso tenha terminado com ponto, não incluiremos nada, caso contrário incluiremos o ponto final.

print <texto> & printIf(<texto>.isNotEmpty() AND <texto>.endsWith("."), null, ".")

8. PrintIf com lista não atômica (atomic = false)
No contexto dos pedidos de uma contestação trabalhista, usaremos o printIf para fazer a impressão do resumo das preliminares apresentadas, que podem ser cumulativas Para realizar a impressão de texto de cada um dos itens da lista, é necessário inserir um printIf para cada uma das preliminares. Nesse sentido, teremos a impressão de texto apenas para a consequência verdadeira da condição, pois não há texto previsto caso a consequência da condição seja falsa.

print "Diante do exposto, requer que seja acolhida a preliminar de " & printIf("Inépcia da inicial" IN <preliminares>, "inépcia da inicial, ") & printIf("Prescrição trienal" IN <preliminares>, "prescrição trienal, ") & "julgando a presente demanda extinta sem resolução do mérito."

9. PrintIf com boolean
No contexto de uma contestação telefônica, usaremos o printIf para avaliar a inclusão de multa por meio de uma variável do tipo Boolean (<multa>)

print printIf(<multa> == true, "sob pena de multa")

Nesse sentido, caso a consequência da expressão booleana seja verdadeira, tem-se o texto "sob pena de multa". Por outro lado, se a consequência da expressão booleana for falsa, isto é, caso não haja multa, nada acontece, pois não temos um texto previsto para uma consequência falsa (consequenceFALSE).

Edit this page on GitHub